domingo, 18 de abril de 2010

É ASSIM..

LIXADOS ESTÃO OS MANETAS...


O que me espanta, é que o país não tenha ainda, declarado falência. 

Não há dia em que se não saiba de mais alguns cidadãos empreendedores e criativos que genialmente aconchegaram no seu PPR mais uns valentes milhões, sacados ao erário público através de um esquema qualquer, revestido de toda a legalidade e ética republicana em vigor.

Não é pois de admirar que estas personalidades venham frequentemente a público advogar o fim das pensões de reforma dos gajos que andaram 40 anos a descontar para o efeito, uma série de otários sem rasgo para identificar as oportunidades de fazer fortuna que se encontram a cada esquina e, por isso mesmo, devem acabar os seus dias na mais perfeita miséria.

Notícias da Aldeia

8 comentários:

José disse...

O inimputável
"Administradores da Tagus Park acusados por comprarem apio de Figo a Sócrates". " Primeiro-minsitro foi o beneficiário do crime".
Estes são dois títulos do jornal Público de hoje. O Correio da Manhã ainda vai mais longe: "Contrato de Figo compromete Sócrates".
Apesar disto tudo e do mais que se sabe através da publicação ( inteiramente legítima, digam o que disserem os apaniguados da situação) das escutas que envolvem amigos próximos do primeiro-ministro, não restam grandes dúvidas ( e é por isso também que se irá fazer um inquérito parlamentar) sobre a qualidade de suspeito de prática de factos que podem constituir crimes, e nesse caso praticados em eventual co-autoria, do mesmo primeiro-ministro.
Crimes graves porque este que agora é imputado a um "boy" do PS, Rui.Pedro.Soares é punido com prisão cujo máximo se situa nos oito anos. O mesmo arguido é um parente próximo dos apaniguados da situação e foi abertamente protegido pelo primeiro-ministro na entrevista que este concedeu a Sousa Tavares. Vá lá saber-se porquê, mas as desonfianças são legítimas na mesma.
Estamos perante a prática de crimes em que o primeiro-ministro pode ser ,obviamente, suspeito de comparticipação, porque não é crível de todo em todo que tenha sido alheio a tudo o que se passou e é conhecido do processo Face Oculta. Suspeito não significa culpado, mas também não pode significar inocência total, mesmo que tal se presuma nesta fase, e que afaste liminarmente a instauração de um processo de inquérito em que se apurem responsabilidades.
Uma das chaves para a compreensão do âmbito de participação são, obviamente também, as escutas que foram declaradas "nulas e de nenhum efeito" pelo presidente do STJ, com a promoção e aplauso do titular da acção penal em Portugal, neste caso o MP de Pinto Monteiro, PGR em exercício.
Pois bem. No pasa nada, como dizem os espanhóis. O DIAP acusou os tais administradores do Tagus Park, em tempo record, diga-se e perante a perplexidade geral manifestada hoje nos media. Acusou por um crime de corrupção passiva para acto ilícito cuja moldura penal, aponta para um tempo de prisão que pode muito bem ser efectiva caso se prove em audiência o crime imputado.
Do primeiro-ministro em exercício de funções nada de nada se apura. Nada de nada se adianta em termos de suspeitas oficiais e tudo aponta para que lhe seja concedido, de facto, um estatuto improvável de inimputável. Politica e criminalmente.
Será isto sustentável em democracia? Até onde irá esta mentalidade reinante no MP que aposta em conceder impunidade criminal a quem por diversas ocasiões se constituiu suspeito de prática de factos que podem constituir ilícitos que poderiam e deveriam ser investigados criminalmente e parece que o não são?
Porque razão oculta se considera que este primeiro-ministro será, de facto, inimputável?
Tal poderia ser possível numa Alemanha ou até numa Itália? Numa Espanha ou numa França para não falar numa Inglaterra?
Não me parece nada, pelo que a conclusão é simples: ainda temos um longo caminho a percorrer na senda democrática, para nos livrarmos do respeitinho a quem manda tanto que pode alterar as leis gerais em proveito particular de uns tantos e a quem manda tanto que consegue mandar nos diversos centros de poder efectivo e executivo que temos instituidos.
Resta por isso saber se as instâncias do MP que assim procedem aplicam com todo o rigor exigível o princípio constitucional da igualdade dos cidadãos perante a lei.
Se formos a considerar a vox populi, temos que ponderar a dúvida, no mínimo. O que pode ser um atentado ao Estado de Direito que temos e por isso uma das causas reais da crise na Justiça.

José disse...

Proença, sempre e em todo o lado que mexe.

Proença de Carvalho é o responsável com mais cargos entre os administradores não executivos das companhias do PSI-20, e também o mais bem pago.
O advogado é presidente do conselho de administração da Zon, é membro da comissão de remunerações do BES, vice-presidente da mesa da assembleia geral da CGD e presidente da mesa na Galp Energia.
E estes são apenas os cargos em empresas cotadas, já que Proença de Carvalho desempenha funções semelhantes em mais de 30 empresas.
Considerando apenas estas quatro empresas (já que só é possível saber a remuneração em empresas cotadas em bolsa), o advogado recebeu 252 mil euros.
Tendo em conta que esteve presente em 16 reuniões, Proença de Carvalho recebeu, em média e em 2009, 15,8 mil euros por reunião.

E toca baixo, fala francês, é da Soalheira no Fundão e é do mesmo curso de Direito que o PGR Pinto Monteiro, de quem só tem a dizer bem e o melhor possível.

Segundo o Sol de ontem, a firma de Proença de Carvalho "representa os alemães da Ferrostaal, arguidos no caso dos submarinos".
Proença de Carvalho é advogado de José Sócrates em vários processos. Da sua firma, é também um advogado que defende um dos arguidos do Face Oculta. Precisamente...Armando Vara.

Proença é uma polivalência. E em entrevista ao i, aqui há uns tempos, não se coibiu de comentar o processo Face Oculta, para dizer o pior, profissionalmente, do juiz de instrução. E nada lhe sucedeu, porque quem defende arguidos tem o direito de dizer coisas e loisas. E de saber outras tantas.

PS. Quem anda calado, em demasia, é o BOA Marinho e Pinto. Estranho.

M. disse...

E nós é que pagamos a pouca vergonha...
Vale a pena ler este artigo do JN, para perceber porquê o Figo, a Inês de Medeiros e a Carolina Patrocínio!

«FAMOSOS COM "UTILIDADE" POLÍTICA

O estudo de opinião da Aximage que levou o Taguspark a fazer um contrato com Luís Figo com o suposto objectivo de promover este parque tecnológico de Oeiras tinha, afinal, outra finalidade.

Segundo depôs no processo Taguspark Paulo Penedos, assessor jurídico do administrador da Portugal Telecom Rui Pedro Soares, tratava-se de um documento de "dupla utilização", uma vez que "poderia ser útil para a PT, mas também utilizável no âmbito político-partidário".

Paulo Penedos, também militante do PS, contou que o estudo de opinião foi realizado em Maio de 2009, antes das eleições europeias. A sondagem questionou meio milhar de portugueses sobre várias personalidades públicas, procurando saber se os inquiridos as conheciam e se as achavam simpáticas.

O estudo atribuiu altos níveis de notoriedade e aceitação a Luís Figo. 98,8% dos inquiridos conheciam-no e 74,7%, de todos os grupos sociais e simpatias partidárias, consideravam o ex-futebolista internacional como uma figura simpática. O contrato do Taguspark avançou e Figo apoiou o PS, mas houve outros casos curiosos. A lista das figuras cuja popularidade foi testada é encabeçada por Inês de Medeiros, que era conhecida por 43% dos inquiridos e veio a integrar as listas socialistas e a ser eleita deputada, nas últimas legislativas. Outra figura da lista é Carolina Patrocínio, apresentadora de televisão que viria a ser nomeada mandatária da juventude da candidatura socialista.

O treinador de futebol do Inter de Milão, José Mourinho, também estava no top dos mais conhecidos da sondagem e chegou a assinar um contrato publicitário com o Taguspark, mas haveria de desistir dele.»

É cada vez mais claro que, o PS, é gerido como uma agência de publicidade enganosa. Escolhem caras populares, para enganar os eleitores, vender o partido, e as porcarias que o partido nos quer fazer engolir.

Como paradigma, temos o Carlos Cruz, a promover os dez estádios para o Europeu...
Agora, é o Figo, a Carolina e a Medeiros. O Mourinho mandou-os àquela parte.

Os mentecaptos do futebol e do show-business, a prostituirem-se, e a servir de fachada, à ladroagem que nos governa...

São pagos pelo Estado e pelas empresas participadas pelo Estado, empresas monopolistas que nos cobram as taxas mais elevadas da Europa.

Somos nós que pagamos a pouca vergonha!

Os ladrões governam!

Anónimo disse...

Até que enfim... Alguem com juizo "apagou" o castelodevide...

João disse...

Mas, há sempre um mas!
Lá nasceu ontem outro.

José Correia disse...

A possibilidade de mudança está nas nossas mãos...
O actual Governo dorme e vive de mãos dadas com os grandes interesses dos grandes patrões, num regabofe de dinheiros públicos (do nosso dinheiro) sem precedentes em Portugal. Entretanto, cedeu à chantagem de ir reduzindo os direitos e tem colocado fortes restrições à actividade sindical. Enquanto isto acontece nas nossas barbas, a malta vai dizendo que os sindicatos não fazem nada, que o discurso dos políticos da oposição está ultrapassado, etc., etc., para justificar a nossa essência de ficar eternamente à espera que os outros façam coisas por nós. No fundo, a lamúria de quem nada está disposto a dar para que as coisas efectivamente mudem de acordo com o interesse de todos. Quando os trabalhadores perceberem que a possibilidade de mudança está unicamente nas suas mãos, isto muda amigos, isto muda...

J.T. disse...

Mais um gate:
FigoGate...
Mais uma. Mas já ninguem liga nenhuma.
Os escândalos são tantos e tão gritantes que só mesmo um parlamento de boyzada, um Presidente da República absolutamente distraído (ou preocupado apenas com a sua carreira pessoal, o que ainda é pior...) e um povo totalmente desacreditado de tudo os pode deixar passar em claro.

Cada povo tem o que merece.

F.S. disse...

Portugal julga ser um imenso Taguspark mas é, na realidade, um Parque Mayer decadente.
Por detrás da modernidade tecnológica, o País continua a reger-se pelos velhos princípios das cumplicidades, dos compadrios e dos monopólios disfarçados. Portugal é um cenário iluminado pelo sol.
Atrai os turistas e afasta as agências de "rating". Mas não é o próximo problema global, como afirmaram eufóricos dois economistas no "New York Times". Um grande problema económico em Portugal será apenas uma pequena dor de dentes no globo. E o mundo não implodirá por causa disso. Mas afectará todos os portugueses. E é com isso que sucessivas gerações de políticos, e não só, têm vindo a brincar.
Fez-se do cenário o palco político nacional e no Taguspark sintetizou-se a forma como se gere o poder neste País. José Sócrates, com um pé no abismo e o outro a escorregar para lá, é apenas o último na sequência de líderes que querem o poder mas se esquecem de o exercer para o bem de todos.
A imagem de Sócrates está desfocada e o seu destino está traçado. Só que ainda ninguém o avisou disso. Ou então ele recusa-se a escutar essas vozes. O PEC, qualquer PEC, vai fazer com que o eleitorado do centro, que decide quem governa, fuja em busca de uma luz de esperança. Sócrates já só é um pisca-pisca, como na canção de Ruth Marlene.
O que sobra destes anos de Governo é uma enorme oportunidade desperdiçada.
Em nome da modernidade conduziu-se o País às portas das trevas. Portugal vai passar pelo Inferno de Dante.
Cortesia de Sócrates e dos seus amigos.