domingo, 18 de abril de 2010

EM 25 DE ABRIL

Brindemos ao 25 de Abril e à liberdade.
Não importa donde vimos mas sim aquilo que juntos podemos   animar e construir, com a alegria que temos e a força considerável que somos.
Entre o abraço fraterno e a palavra, entre um copo e uma canção, este é um espaço de todos os que pensam  e sentem à esquerda e questionam as evidências, que não se confrontam com o desemprego galopante e as desigualdades que ofendem Abril e o seu legado.
Entre um cravo e um café, um tempo de reflexão sobre o caminho  que percorremos e essa  luta perpétua que nos move pela dignidade humana acima de qualquer valor.
E, no final, é um até já e um até sempre que nos animam porque sabemos, mesmo não caminhando na mesma rua, é na mesma praça que nos vamos encontrar.

A. Pena

6 comentários:

Anónimo disse...

Uma crítica, se me permitem, construtiva.

Desconheço os motivos para a mudança de endereço do blog. Mas, a propósito de liberdade, temos vindo a assistir sistematicamente a um autêntico "lavar de roupa suja" sobre algumas pessoas (nem vou questionar se o que se afirmou sobre determinadas pessoas é verdadeiro ou não).

Mas, sinceramente, entristece-me, enoja-me que se tenha utilizado um forúm público de discussão sobre Castelo de Vide para se discutirem as vidas privadas de Castelo de Vide. Parece-me que isto é revelador das mentes pequenas que pululam por Castelo de Vide. Discute-se o privado e nada se faz pelo colectivo. Mesmo que fulano tal seja encornado pela mulher... é pá, sejam homens (ou mulheres) e vão falar directamente com os visados, confrontem-nos com a verdade. Masmo que alguém seja desonesto: denunciem essa pessoa nos locais próprios e provem-no!

Por isso... interessa continuarmos assim? Na minha opinião, só se enterra mais esta terra no pântano. Quem gerir este blog que decida se quer o mesmo rumo.

Cumprimentos,

O.B.L.

Anónimo disse...

Não concordo!

Se surgem comentários menos próprios, as pessoas citadas envolveram-se onde não deviam.

Se não querem que se fale, portem-se à altura. Quem não peito para calos... não se mete em aventuras!

Onde é que o amigo estava no 25 de Abril??

VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO! A TODOS OS NÍVEIS! NÂO SE CALEM!

O Atento

Anónimo disse...

Caríssimo Atento,

No 25 de Abril ainda não era nascido. Não sou nem melhor nem pior que os que o presenciaram. Respondo por aquilo que faço em vida, conheço e valorizo os valores da liberdade se calhar melhor que muitos que se julgam donos dela.

Defendo a liberdade de expressão, a liberdade de opinião e o respeito pela vida privada de cada um - tão frequentemente violada antes do 25 de Abril.

Independentemente das pessoas não se portarem à altura, também sei que é muito fácil contar "as verdades que interessam" sobre quem não se pode defender, mesmo que aquilo de que é acusado seja 100% verdade.

Acusar sob o anonimato, na praça pública, sem confrontar directamente as pessoas, para mim, não é defender a LIBERDADE, mas sim a intromissão na vida privada, não passando de um julgamento sumário do carácter das pessoas. Ontem foram outros, mas assim, amanhã alguém que não gosta de mim ou de si, pode facilmente vir para aqui mentir atentando contra a dignidade de cada um de nós.

Este tipo de atitudes envergonhará, na minha opinião, aqueles que lutaram antes, durante e depois do 25 de Abril.

O.B.L.

Anónimo disse...

Caríssimo O.B.L.,

1 - Prefiro discutir ideias a pessoas;

2 - A possibilidade de anonimato é condição de liberdade. Não é por acaso que as democracias defendem o voto secreto;

3 - "...amanhã alguém que não gosta de mim ou de si, pode facilmente vir para aqui mentir atentando contra a dignidade de cada um de nós." Sinceramente meu caro, já passei a fase de me preocupar com aquilo que os outros pensam/dizem acerca de mim. Felizmente!

O Atento

Anónimo disse...

Caro Atento,

1 - Só gosto de discutir ideias/projectos e abomino a discussão da vida alheia, daí a minha posição.

2 - A possibilidade de anonimato permite o voto secreto, a denúncia secreta desde que fundamentada e provada, defendendo o denunciador de represálias.

3 - Não se trata de nos preocuparmos com o "diz que disse". Uma calúnia afirmando que somos desonestos no nosso trabalho, por exemplo, ainda que estejamos borrifando para o que dizem de nós, pode afectar gravemente a nossa vida. Isto foi, como disse, um pequeno exemplo, ate poderia dar outros mais radicais. Felizmente nem eu nem os meus fomos visados e seguimos de conseciência tranquila.

Cumprimentos,

O.B.L.

Anónimo disse...

Caro O.B.L.,

Mais uma vez, estou-me borrifando para o que os outros dizem e/ou pensam... O que me importa é estar de consciência tranquila comigo mesmo! O resto... são bananas!

Cumprimentos,

O Atento